Principal Carreira de FEA

Carreira de Fiscal Estadual Agropecuário

garantir_saudeO Estado do Mato Grosso do Sul possui inúmeras atividades produtivas, porém a que mais se destaca é o setor do agronegócio. A agricultura representada por plantio de diversas culturas, tais como soja, milho, aveia; a pecuária, assim carreira_fea_foto_3como criação de aves, suínos e peixes são exemplos das diversificações existentes neste setor.  Contudo, este ramo não envolve somente a produção direta de alimentos, mas também as indústrias fornecedoras de equipamentos e maquinários, insumos agrícolas, serviços, dentre outras. E assim são gerados empregos diretos e indiretos, fazendo a economia do Estado crescer. Estima-se que o agronegócio é responsável por aproximadamente 42% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, ou seja,  42% de todo o bem ou serviço que é produzido no Estado provem deste setor.

Para garantir a qualidade destes produtos, seja no mercado interno ou externo, o Estado do Mato Grosso do Sul criou a Carreira de Fiscal Estadual Agropecuário (FEA) em 2001. A Carreira  é formada por profissionais de diversas áreas, tais como Biolólogos, Bioquímicos, Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários e Químicos, todos pertencentes ao quadro funcional da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado do Mato Grosso do Sul - IAGRO.

proteger_economiaO Fiscal Estadual Agropecuário tem como atividade a fiscalização e inspeção de produtos e subprodutos tanto de origem animal quanto vegetal, insumos agropecuários e produtos transgênicos, assim como o controle do trânsito de animais e vegetais através de postos fixos localizados estratégicamente e postos móveis realizados nas rodovias e estradas do Estado.carreira_fea_foto_1

É o Fiscal Estadual Agropecuário que realiza a fiscalização e coordenação de atividades para evitar que uma doença seja transmitida ou disseminada entre animais, como por exemplo da Febre Aftosa; entre vegetais, a exemplo da sigatoka negra; e principalmente dos animais para os seres humanos, a exemplo da brucelose e tuberculose.

Assegurar a identidade e a segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários finais destinados aos consumidores é outra função importante realizado pelo Fiscal Estadual Agropecuário.

São através de profissionais capacitados que o serviço de defesa sanitária oficial realiza estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, auditorias operacionais e elabora pareceres técnicos referentes a ações de defesa e à inspeção sanitária animal e vegetal. E é desta forma que rotineiramente o próprio serviço de defesa é auditado por membros governamentais dos mais diversos países. Assim, os produtos produzidos no Estados do Mato Grosso do Sul ganham cada vez mais mercados, gerando cada vez mais empregos, cada vez mais impostos.

carreira_fea_foto_2É o Fiscal Estadual Agropecuário que participa do planejamento estratégico e de curto prazo, avaliando políticas governamentais de impacto direto e indireto na área de defesa sanitária animal e vegetal; e gerenciam e coordenam atividades técnicas, operacionais e administrativas e participa de projetos e ações para facilitar e manter mudanças organizacionais.

Dentre toda a engrenagem do agronegócio, o Fiscal Estadual Agropecuário é peça fundamental para manter o equilíbrio das finanças do Estado e da qualidade de saúde das pessoas. Pois é ele o responsável por garantir a qualidade dos alimentos desde a produção até as indústrias, e a partir daí diretamente para a mesa de milhares de sul-matogrossenses, brasileiros e para o mundo.

 

É o Fiscal Estadual Agropecuário protegendo a saúde da população
e o agronegócio do nosso Estado.


Clique aqui e acesse a Lei nº 4.196, de 23 de Maio de 2012, que dispõe sobre a Carreira Fiscalização e Defesa Sanitária e estabelece o Quadro de Pessoal da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (IAGRO), e dá outras providências.

 

A CARREIRA DE FISCAL


frederico fundo


Fiscal
Estadual
Agropecuário


Entre e conheça

NAS REDES SOCIAIS


Você também encontra o SIFEMS no

 

 

ico twitter    ico facebook    ico youtube    ico googleplus

Entre e compartilhe