Principal Notícias IBGE entrevistou quase 90% das propriedades rurais no Estado

IBGE entrevistou quase 90% das propriedades rurais no Estado

CENSO CAPA SIFEMS

Quase 90% dos 65.127 estabelecimentos agropecuários de Mato Grosso do Sul já foram recenseados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento de caráter nacional não era feito desde 2006 e a edição 2017 deve ser compilada e publicada em versão final ainda no primeiro trimestre deste ano.

O Censo Agropecuário tem objetivo de detalhar a logística completa da agropecuária nacional e regional, focado nos segmentos dentro e fora da porteira, compilando informações relevantes sobre a atividade rural. O Censo Agro 2017 garantirá a cobertura de toda a extensão territorial do estado e o levantamento com todos os informantes. Os resultados representarão a realidade atual do campo por meio da coleta presencial.

A apresentação do balanço foi feita pelo chefe da Unidade Estadual do IBGE,  Mário Alexandre de Pinna Frazeto. É importante destacar que o último censo foi feito em 2006/2007 e os números trabalhados até o momento estão defasados em relação ao cenário atual.

Difícil Acesso 

"Mato Grosso do Sul possui algumas peculiaridades que poderiam prejudicar a coleta de dados como a extensão territorial, o período intenso de chuvas ou ainda áreas de difícil acesso. Outra situação relatada pelos recenseadores foi o trancamento das porteiras com cadeado, dificultando o acesso a sede", pontuou o chefe do IBGE estadual.

Outro destaque ressaltado por Frazeto foi a expansão de áreas com culturas permanentes, como por exemplo a seringueira e de silvicultura (eucalipto). No quesito culturas temporárias de soja e milho, os municípios de Bela Vista, Sidrolândia, Campo Grande e Bandeirantes demonstraram um crescimento expressivo.

"Todas regiões próximas ao Pantanal foram priorizadas, em razão da dificuldade de acesso, ainda assim 80% da área foi concluída. Então nossa expectativa é que a cobertura termine no prazo previsto que é o mês de fevereiro", conclui.

Histórico do Censo Agrícola 

O período de referência utilizado pelo Censo Agro vai de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, o que coincide com o calendário agrícola da última safra colhida em Mato Grosso do Sul (2016/17). Para o efetivo de trabalhadores, animais e área, a data de referência é 30 de setembro de 2017.

A divulgação preliminar deve ser iniciada já no primeiro semestre de 2018 e até o final do segundo semestre devem estar publicados todos os produtos que irão compilar os resultados da operação censitária.

Fonte: Correio do Estado

 

Adicione seu comentário. Participe!

ATENÇÃO
 
Os textos inseridos são de inteira responsabilidade daqueles que os postam.
O SIFEMS se isenta de toda e qualquer responsabilidade nos comentários publicados por seus filiados, por vez que se limita a ser mero veinculador do texto publicado. Os textos que forem inseridos por seus filiados serão automaticamente publicados, não sendo realizado qualquer moderação. Contudo alertamos que se forem utilizados textos ofensivos ou mesmo utilizado de forma pejorativa, o SIFEMS editará ou excluirá o mesmo, entretanto após a sua publicação. Entretanto os textos inseridos por não filiados dependerão de moderação para serem publicados.

Diretoria de Publicidade


Código de segurança
Atualizar


A CARREIRA DE FISCAL


frederico fundo


Fiscal
Estadual
Agropecuário


Entre e conheça

NAS REDES SOCIAIS


Você também encontra o SIFEMS no

 

 

ico twitter    ico facebook    ico youtube    ico googleplus

Entre e compartilhe