104 profissionais entre Auditores Fiscais Federais Agropecuários e demais carreiras técnicas do Ministério da Agricultura e Pecuária passaram pela capacitação da quarta turma do curso de operador de drone, realizado em São Paulo/SP.
Na capacitação os servidores conheceram as regras para utilização de equipamentos e de softwares diversos, como sistemas de programação de voos, imageamento, extração de dados e análise de imagens, que servirão de base para as atividades a serem realizadas em campo nas ações de fiscalização e também nas auditorias de atividades sob responsabilidade da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
“Todo aprendizado e os equipamentos que o Mapa vier a utilizar, propiciarão ganhos de eficiência em nossas ações. As imagens e dados obtidos com os voos servirão de incremento às provas na apuração de eventuais ilícitos e os drones serão úteis na segurança dos servidores, já que evitarão exposição destes a situações de risco, a exemplo das operações do Vigifronteira e às de combate a contrabando de produtos agropecuários” , elogiou a Auditora Fiscal Federal Agropecuária e chefe da Divisão de Aviação Agrícola, Uéllen Lisoski Duarte Colatto.
Em complemento, o Auditor Roberto Siqueira Filho, um dos coordenadores e também participante do treinamento, relacionou o uso dos equipamentos a mais uma situação prática vivenciada pelos servidores do Mapa. “Uma experiência bastante recente do uso dos drones refere-se às ações relacionadas à saúde animal, especialmente no momento em que vivemos a emergência zoosanitária de influenza aviária. Os drones possibilitam a busca de possíveis focos, na medida em que são identificadas aves com sintomas da doença” , informou.
Ainda em diálogo com o domínio da tecnologia aplicada às ações de defesa agropecuária, o instrutor Marcelo Denadai considerou a capacitação um “evento notável, de importância histórica, sendo conduzido por um conjunto de servidores de diferentes regiões do país altamente comprometidos em ajustar a tecnologia às demandas de fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária” .

Por: Anffa Sindical
Fotos: Fepaf