Palavra do Presidente

Vivenciamos uma retomada do crescimento econômico e um momento de mudanças nos governos, federal e estadual. Em uma sociedade que procura recuperação de tempos difíceis de adversidades e incertezas, as quais devem ser encaradas com determinação para que desafios gerem oportunidades de crescimento. Como aquelas vistas e constatadas no agronegócio brasileiro. Que, para o Brasil, se consolidou de importância estratégica e essencial para a geração de renda, suprimento de demanda mundial por alimentos, fibra e energia e equilíbrio na geração de riquezas para nossa nação.

Neste contexto produtivo estima-se que o agronegócio, para o Mato Grosso do Sul, seja responsável por aproximadamente 42% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, 42% de todo o bem ou serviço que é produzido no Estado provem da agropecuária. Desta forma, o desafio em foco tem sido manter os patamares econômicos que já alcançamos e elevar o status sanitário do estado para alcançar outros mercados e com isso mitigar o risco de oscilações extremas nos preços de produtos, na geração de empregos e desenvolvimento para o estado.

Diante do exposto e sem sombra de dúvidas afirmamos que a atuação estratégica do Fiscal Estadual Agropecuário, em estabelecimentos rurais, comerciais, indústrias de alimentos, frigoríficos, barreiras sanitárias, laboratórios de diagnósticos em saúde animal, qualidade de sementes, análises de solos, corretivos agrícolas e classificação vegetal é essencial para assegurar a identidade, a segurança higiênico-sanitária, tecnológica dos produtos agropecuários finais, destinados aos consumidores bem como demais setores, insumos e serviços, da cadeia de produção agropecuária, os quais tem contribuído positivamente para o resultado superavitário no estado do MS.

Portanto é imperativo e justo a consolidação e valorização da Carreira dos Fiscais Estaduais Agropecuários. Visto sua importante atuação para o agronegócio e para economia do Estado e a responsabilidade que esses profissionais possuem nesse contexto econômico e social, os quais contribuem, direta e indiretamente, com a geração de renda e riquezas para a população sul-mato-grossense.

Med. Vet. Mauro Rodrigo Rossetti

Fiscal Estadual Agropecuário

Presidente do SIFEMS