SINDICATO DOS FISCAIS ESTADUAIS AGROPECUÁRIOS DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

27 de abril de 2024 20:41

FEA realiza sorologia de aftosa na região de Costa Rica

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) selecionou 52 propriedades no Estado de Mato Grosso do Sul para participar do estudo epidemiológico para avaliação da circulação viral de febre aftosa. O fiscal estadual agropecuário Alexandro Gomes Santana e o agente fiscal agropecuário Moacir Pereira da Silva estão realizando a sorologia na região de Costa Rica.

Essa avaliação é componente do Plano de Vigilância do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), para o ano de 2024. Esta ação é parte do Plano Estratégico 2017-2026 (PE-PNEFA), cujo objetivo principal é “criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação”. 

Este plano está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), visando a erradicação da doença na América do Sul e a suspensão gradual da vacinação contra a febre aftosa em todo o território brasileiro.

A vigilância veterinária, definida como a medição sistemática, coleta, análise e disseminação de dados de saúde animal, é essencial para avaliar o risco de doenças como a febre aftosa em populações animais. O Plano de Vigilância do PNEFA é composto por cinco componentes:

  • notificações de suspeitas de doenças vesiculares;
  •  vigilância em estabelecimentos rurais, de abate e em aglomerações de animais; 
  • e a vigilância sorológica.

A meta é que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

Por: Comunicação do Sifems

mais notícias