Sifems debate reivindicações da categoria com parlamentares e representantes do governo

Desde março, os diretores do Sifems estão realizando uma série de reuniões com parlamentares e representantes do governo do Estado para debater as reivindicações da categoria.

Entre os assuntos abordados estão a tabela do Plano de Cargos e Salários, porte de arma e adequação dos valores das diárias em confronto com os valores fixados em âmbito federal.

As pretensões salariais e a tabela do Plano de Cargos e Salários foram temas de reuniões com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, no dia 6 de março; com a deputada estadual Mara Caseiro, no dia 30 de março; com a secretária estadual de Administração, Ana Carolina Nardes, no dia 11 de abril; e com o secretário de governo, Pedro Caravina, no dia 12 de abril, com a participação do presidente do Sifems, Mauro Rodrigo Rossetti, e o fiscal estadual agropecuário Nelson de Souza Neto.

As negociações salariais com o Governo do Estado serão retomadas em junho. “Depois destas reuniões, tivemos conversas informais com alguns articuladores do governo para que tenhamos vários apoiadores na próxima fase de negociação. Estamos sempre procurando a melhor maneira de obtermos êxito em nossas reivindicações, visando o reconhecimento da nossa carreira, que é tão importante para um Estado agropecuário como o nosso”, destacou Mauro Rossetti.

Porte de arma
No dia 31 de março, o vice-presidente do Sifems, Giuliano Caseiro, se reuniu com a assessoria do deputado federal Marcos Pollon (PL/MS) para reforçar as reivindicações salariais e também protocolou um ofício pedindo o apoio do parlamentar ao relatório substitutivo do senador Alessandro Vieira (PSDB/SE) no Projeto de Lei 3.717/2019, que altera o Estatuto do Desarmamento.

A medida concede o porte de arma a quatro carreiras de auditoria e fiscalização, bem como às carreiras correspondentes de âmbito estadual e distrital (entre elas, os fiscais estaduais agropecuários), aos agentes das autoridades de trânsito, aos fiscais ambientais e aos defensores públicos.

O PL 3713/2019 foi tema de audiência pública no mês passado e está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Reivindicações atendidas
Entre as demandas encaminhadas pelo Sifems que foram atendidas pelo governo estadual estão a publicação da promoção funcional de 108 funcionários da Iagro, na área de fiscalização e defesa sanitária, em setembro do ano passado.

Em andamento
O Sifems aguarda resposta do Governo do Estado sobre os questionamentos acerca do valor pago nas diárias em confronto com os valores fixados em âmbito federal e pedido de adequação desses valores.

Por: Assessoria de Comunicação do Sifems