SINDICATO DOS FISCAIS ESTADUAIS AGROPECUÁRIOS DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

28 de abril de 2024 07:16

Com trabalho dos fiscais, LASO de Campo Grande e de Dourados são aprovados em programas de proficiência

Os Laboratórios de Análise de Sementes de Campo Grande e de Dourados obtiveram reconhecimento do bom trabalho prestado ao setor agrícola por meio dos resultados obtidos nos Programas de Ensaio de Proficiência em Amostras de Sementes de Soja realizados pela Rede Metrológica Rio Grande do Sul e pela Agrária Cooperativa Agroindustrial/PR e no Controle Interlaboratorial com amostras de sementes de Braquiária realizado em parceria com o LASO/LFDA/MG.

O desempenho das unidades demonstra o atendimento aos requisitos da NBR ISO IEC 17025, a qualificação das equipes técnicas e gerenciais e garante que as análises são realizadas em conformidade com os métodos previstos e aprovados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Fiscais Estaduais Agropecuários

O trabalho desenvolvido pelos fiscais estaduais agropecuários nos Laboratórios de Análise de Sementes da Iagro integra o conjunto de ações de defesa agropecuária vegetal.

A fiscal estadual agropecuária Mathilde Bachiega de Oliveira coordena os Laboratórios de Análise de Sementes Oficiais da Iagro nos municípios de Campo Grande (LASO CG) e de Dourados (LASO DO).

Os laboratórios atendem produtores, empresas, cooperativas e os serviços de fiscalização estaduais e federal.

“O nosso principal serviço é atender a fiscalização do comércio de sementes. Atualmente, a Superintendência Federal de Agricultura (SFA) realiza a fiscalização, encaminha a amostra para nós, e os laboratórios de Dourados e Campo Grande realizam as análises para emissão de um boletim oficial”, explica a FEA Mathilde Oliveira, que é bióloga e Mestre em Biologia Vegetal.

Produtores rurais e empresas do ramo também realizam solicitações de análises. No LASO de Campo Grande, são realizadas as análises qualitativas de amostras de sementes de espécies de forrageiras (produzidas principalmente para bovinocultura) e a responsável técnica é o fiscal estadual agropecuário Felipe Luis Gomes Borges.

No LASO DO, são realizadas as análises de sementes de Grandes Culturas (soja, milho, trigo, feijão, entre outras) e a responsável técnica é a fiscal estadual agropecuária Helena de Oliveira Franco.

São analisados parâmetros que são necessários para comercialização da semente, como germinação, vigor, envelhecimento acelerado, viabilidade, pureza, determinação de pragas nocivas e toleradas, entre outros.

“Essas análises são importantes, primeiro, para subsidiar o trabalho da defesa sanitária, com esse controle de qualidade, evitamos a comercialização de lotes que possam conter pragas. E segundo, para quem compra e vende semente, é uma garantia para o produtor de que está comprando um lote de semente de qualidade, que vai germinar no campo, que tem tal vigor, tal viabilidade, e tudo isso é previsto na legislação federal”, destaca a coordenadora dos laboratórios.

As unidades seguem um Sistema de Gestão da Qualidade conforme previsto na ISO/IEC 17025/2017, que estabelece requisitos gerais para competência dos laboratórios de ensaio, e são credenciados no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Leia mais: LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE SEMENTES DA IAGRO OBTÉM CREDENCIAMENTO NO RENASEM

ANÁLISES LABORATORIAIS CONTRIBUEM PARA CONTROLE DE QUALIDADE E SANIDADE DA PRODUÇÃO SUL-MATO-GROSSENSE

Com informações da Comunicação da Iagro

mais notícias